Al-sud, a estrela Michelin no céu algarvio
Al Sud, um restaurante com raízes andaluzas
Al-sud significa “o sul”. Al é o prefixo árabe que deu o nome ao Algarve. Assim, o Algarve é a casa do restaurante do chefe Louis Anjos.
Tem um nome próprio que soa a francês, mas é nos Estados Unidos que reside a sua influência.
Louis Anjos criou o Al-sud em 2021, no auge da pandemia de Covid. O restaurador não esperava ganhar a sua primeira estrela Michelin um ano mais tarde, em 2022.
Tão criativo como um homem de negócios experiente, Louis Anjos define claramente a sua estratégia: trabalho e mais trabalho.
Mas o Al-Sud foi concebido como uma verdadeira montra do Al-Andalus, o antigo território andaluz que abrangia Espanha e Portugal na época do domínio da civilização omíada (711-1492).
O restaurante propõe sobretudo pratos de peixe, marisco e crustáceos. Afinal, o Al-Sud foi implantado em frente ao mar.
Os citrinos, as ervas aromáticas e as especiarias contribuem para os sabores requintados.
As suas papilas gustativas vão formigar, nomeadamente as de www.lisbonne-affinités.com, que puderam testar a mestria do Chefe Anjos.
A qualidade e o Algarve em primeiro lugar
Al- Sul é também uma atitude. “Estamos na costa atlântica. Temos de ter o melhor peixe e marisco”. Desde o início, o chefe Louis Anjos define as linhas mestras da sua cozinha criativa.
Os produtos são escolhidos na região: dois fornecedores estão próximos. O mesmo acontece com as ostras: vêm do estuário de Alvor, que desagua no oceano muito perto de Al-Sud.
O restaurante, elegante e moderno, é discreto. Tem um terraço que se abre para o campo de golfe do resort Palmares e para a costa arenosa.
Oito mesas estão preparadas para 2 menus de degustação. Um deles é mais longo, com uma seleção de vinhos escolhidos por um sommelier experiente.
A brigada de cozinha é composta por 5/6 cozinheiros e pasteleiros. A equipa de empregados de mesa, jovem e eficiente, é também composta por 5 ou 6 pessoas.
A originalidade dos pratos é reforçada pela loiça portuguesa da Vista Alegre. Os pratos, que muitas vezes nem são pratos, remetem para o tema dominante: o mar.
“É nesta região do Algarve que me insiro, em sintonia com o que a natureza tem para oferecer. É preciso mergulhar na região e descobrir o que se come nesta parte de Portugal. Parto muitas vezes do produto, uma dourada real , um carabineiro, para compor um prato”, diz o Chefe Louis Anjos.
Um convite para uma viagem gastronómica
O menu de degustação de vinhos inclui um total de 14 “momentos”. Os momentos são pratos ou experiências culinárias. E nem tudo pode ser comido.
A toalha de enxaguamento, por exemplo, parece uma fatia de queijo de cabra….
Mas faz parte da expressão do fine dining, onde se conta uma história à volta de pratos requintados e elegantes.
Do ouriço-do-mar com champanhe como amuse bouche à lagosta acompanhada por um salmorejo andaluz (sopa fria de tomate com alho e azeite), os pratos cumprem a sua missão: levar-nos numa viagem ao Al-Gharb (Algarve) de hoje e de ontem.
As combinações são feitas com emulsões de manjericão, salicórnia e coentros. Os pratos são cozinhados lentamente e as reduções de peixe fazem sobressair os sabores.
Na sobremesa, como prometido, as citrinas estão lá, com a mousse de laranja do Algarve marinada em limão e o seu gelado de funcho.
O chefe Louis Anjos divertiu-se, mas os seus pratos, tecnicamente dominados, respeitam os produtos e mostram a experiência que adquiriu nos melhores restaurantes do mundo.
Al-sud é um belo local de paragem.
A combinação perfeita de Palmares Ocean Living e resort de golfe.
Al-Sul está localizado no coração de Palmares, um cenário verdejante. O campo de golfe de 27 buracos, um dos mais antigos do Algarve, estende-se até ao oceano.
O resort, de estilo contemporâneo, oferece 37 apartamentos e moradias de design arrojado que se integram na paisagem.
A oferta é completada por um hotel de 5 estrelas com 20 quartos e um restaurante – mais uma vez, a cozinha de Louis Anjos sob a forma de especialidades diárias e snacks.
Todo o complexo está integrado num clube de golfe de renome. A vista sobre a baía de Lagos e o imenso areal da Meia Praia é soberba.
No que diz respeito ao conceito de “lazer, natureza e gastronomia”, está perfeitamente enquadrado. Mas pode limitar-se a uma paragem gastronómica e apreciar os sabores e aromas trazidos pelo Chef Louis.
A visita ao resort foi possível graças à organização de Sandra Gato da agência www.lemonzest.pt.
sandragato@lemonzest.pt
917 884 478
Um Al Sud informado
O Al Sud e o Palmares (hotel e campo de golfe) ficam apenas a quinze minutos de Lagos.
A cidade de Lagos é um dos principais destinos de férias do Algarve.
Este complexo oferece mesmo acesso direto à praia, após uma caminhada de dez minutos. Mas cuidado com as bolas de golfe! A visibilidade nem sempre é garantida.
E o sítio é movimentado: é um dos locais mais populares do sul.
O restaurante Al Sud fica a poucos minutos a pé do hotel.
Contacto do hotel
reception@palmaresresort.com
Tel + 351 912 565 323
Contacto do restaurante
restaurantalsud@palmaresresort.com
O restaurante gastronómico propõe dois menus.
o menu 8 “momentos”, 180 euros . Mais vinhos 95 euros
o menu de 6 “momentos”, 160 euros (sem lagosta). Mais vinho 75 euros.
https://www.palmaresliving.com/pt-pt/al-sud/
Recomendamos a consulta do Guia Michelin Portugal