Todos, o festival multicultural em Arroios

Festival Todos

                                           Arroios, o bairro no coração do festival TODOS

Arroios é, sem dúvida, o bairro mais multicultural de Lisboa. Situa-se numa zona central, sem estar no hipercentro histórico, e este bairro acolhe cerca de 80 nacionalidades diferentes.

Para o festival TODOS (de 10 a 13 de setembro de 2026), é precisamente esta mistura cultural que dá todo o sentido à expressão «Viver juntos»

O festival TODOS (Todos) tem como principal objetivo dar visibilidade às diferenças e ajudar a estabelecer ligações entre as semelhanças. O festival coloca as pessoas no centro e faz da diversidade um veículo de fraternidade.

O desafio é ousado, mas todos os anos o TODOS sai vitorioso. O festival é um evento multifacetado: música, dança, teatro, visitas guiadas, happenings, fotografia… num ambiente alegre e descontraído.

As comunidades estão no centro dos eventos e é a noção de viver juntos que prevalece.

Para www.lisbonne-affinités.com, o Festival TODOS é um evento essencial do início do ano letivo em Lisboa

Festival Todos

                                               TODOS: momentos imperdíveis

O festival TODOS apresenta uma programação rica e variada. Em primeiro lugar, as visitas guiadas, que têm vindo a registar um grande sucesso.

Na verdade, é uma oportunidade para conhecer o bairro de Arroios e aceder a locais de acesso restrito.

Em 2026, o tema é a saúde. De facto, o bairro dos Arroios possui vários hospitais de renome, com uma história fascinante. Sob o tema «A saúde na colina de Sant’Ana», estão previstas visitas guiadas originais.

Capuchos, São José, Santa Marta, o museu de dermatologia… à descoberta do património. Estão também programadas visitas ao ar livre pelo bairro.

ATENÇÃO: é gratuito, mas é necessário inscrever-se. Consulte o site festivaltodos.com

Festival Todos

                                                 A arte da representação, a presença

Os espetáculos e eventos irão suceder-se ao longo de 4 dias.

A música, com eventos festivos: grupo de swing manouche, Switchdance, DJ set, TerraKota. A fotografia, inspirada e ligada aos locais emblemáticos do bairro.

A dança contemporânea e o circo, com destaque para os franceses da Tancarville.

O teatro, também inspirado pela diversidade.

E, por fim, sessões de iniciação ao badminton, oficinas de desenho, atelier de dança Bharata Natyam…

Pequeno lembrete: não se esqueça de se inscrever com antecedência ou no próprio local, especialmente para jogar badminton

Festival Todos

                                           A marca distintiva do TODOS

Os grandes momentos que reúnem todos os fiéis do Festival TODOS ou simples curiosos são uma marca distintiva.

O encontro gastronómico das comunidades, a 12 de setembro, das 13h às 18h, para provar as especialidades angolanas, japonesas, turcas, sírias, indianas, etc. Terá lugar no mercado Forno do Tijolo

A Marcha do TODOS: desfile das comunidades e dos artistas no dia 12 de setembro, a partir das 17h, em várias ruas do bairro ou nas proximidades.

Por fim, a não perder, o evento do dia 13 de setembro. Intitulado «Ouvir Fernando Pessoa. Todas as nações são misteriosas». Um debate dedicado às experiências interculturais, tal como evocadas pelo famoso escritor. Seguir-se-á uma atuação de artistas portugueses e, em seguida, a leitura, em 14 línguas, de um excerto do livro «A mensagem», de Fernando Pessoa.

Uma homenagem ao espírito de acolhimento dos portugueses e à alegria da partilha entre culturas.

O evento terá lugar na Galeria Monumental, no Campo dos Mártires da Pátria, no domingo, 13 de setembro, às 15h.

Festival Todos

                                                 Festival Todos bem informado

O TODOS já está em ação. Desde 24 de setembro, workshops, sessões de cinema e atividades antecendem o próprio Festival

Este tem início a 10 de setembro e termina a 13

ATENÇÃO: vários eventos exigem inscrição prévia.

O festival é gratuito, com exceção de 3 espetáculos cujo preço é de 5 ou 10 euros.

Reserve já!

festival.todos.reservas@gmail.com
(+351) 936 003 773

E para saber tudo sobre a programação:

https://www.festivaltodos.com